Oss!
Muito prazer, meu nome é Renato Franco e sou a quem você pode chamar de "samurai moderno".
Samurai, em japonês, significa "servir", e esta tem sido a minha devoção acerca do karate-do, arte marcial para a qual escolhi dedicar a minha vida e atividade profissional.
Sou nascido, criado e educado em Presidente Prudente/SP, cidade da qual tenho imenso orgulho. Atualmente sou faixa preta 4º dan (grau) de karate-do Shotokan, que é o estilo mais praticado e popular do mundo. Ainda criança, comecei a treinar este envolvente Budo (arte marcial japonesa) com Luís Otávio Lacombe Sensei, que por muitos anos foi técnico da Seleção Brasileira de karate, e que por sua vez aprendeu o mais puro Shotokan da linhagemNihon Karate Kyokai (Associação Japonesa de Karate) com os Mestres Antônio Flávio Testa (DF) e Sadamu Uriu (Japão).
Luís Otávio Lacombe Sensei
Ao longo de minha jornada como praticante, obtive relativo sucesso como atleta em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Como técnico, em 2005 pude ver minha aluna Valéria Kumizaki sagrar-se Campeã Mundial no Chipre, e em 2011, minha jovem aluna Izabela Rainho brilhou com os títulos de Campeã Brasileira, Campeã Sul-Americana e Campeã Pan-Americana, todos conquistados no mesmo ano, apenas para citar os resultados mais expressivos. Sem falsa modéstia, frutos de árduo trabalho, como bem diz a bandeira de Presidente Prudente: o trabalho, a tudo vence!
Vivo e respiro karate-do diariamente nos projetos sociais e clubes em que ministro aulas. Além disso, também coordeno a equipe de karate nos Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo, nos quais procuro honrar o nome de minha querida cidade.
Anualmente, organizo no mês de setembro a Copa Prudente de Karate, evento interestadual para a promoção de nossa arte marcial. Está aí uma ótima oportunidade para nos conhecermos pessoalmente!
Samurai Anônimo – Século XV
"Não tenho país: Fiz do céu e da terra o meu país.
Não tenho lar: Fiz da percepção o meu lar.
Não tenho vida ou morte: Fiz do fluir e refluir, da respiração a minha vida e a minha morte.
Não tenho poder divino: Fiz da honestidade o meu poder divino.
Não tenho recursos: Fiz da compreensão os meus recursos.
Não tenho segredos mágicos: Fiz do caráter o meu segredo mágico.
Não tenho corpo: Fiz da resistência o meu corpo.
Não tenho olhos: Fiz do relâmpago os meus olhos.
Não tenho ouvidos: Fiz da sensibilidade os meus ouvidos.
Não tenho membros: Fiz da diligência os meus membros.
Não tenho estratégia: Fiz da mente aberta a minha estratégia.
Não tenho perspectivas: Fiz de “agarrar a oportunidade por um fio” as minhas perspectivas.
Não tenho milagres: Fiz da ação correta os meus milagres.
Não tenho princípios: Fiz da adaptibilidade a todas as circunstâncias o meu princípio.
Não tenho táticas: Fiz do pouco e do muito as minhas táticas.
Não tenho talentos: Fiz da agilidade mental os meus talentos.
Não tenho amigos: Fiz da mente o meu amigo.
Não tenho inimigos: Fiz do descuido o meu inimigo.
Não tenho armadura: Fiz da benevolência e da imparcialidade a minha armadura.
Não tenho castelo: Fiz da mente imutável o meu castelo.
Não tenho espada: Fiz da ausência do ego a minha espada.
Abaixo, dados de seu trabalho, professor e Mestre Renato Franco
Abaixo, dados de seu trabalho, professor e Mestre Renato Franco
Karatecas da Semepp participam de Seletiva Nacional de Karatê em São Paulo
Sexta-feira, 5 de Abril de 2013
Três karatécas da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) encaram neste final de semana sábado (6) e domingo (7), a Seletiva Nacional de Karatê. A competição será disputada no Ibirapuera, na cidade de São Paulo, e vale para classificação para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 27 a 30 de junho, na cidade de Fortaleza-CE. Brenda Eduarda Sá, de 12 anos, é o nome de maior destaque e com chances de passar pela seletiva. Ela participará do katá e kumite e é apontada pelo seu técnico Renato Franco, como um orgulho para a modalidade na cidade. “A Brenda é muito especial. Por onde ela compete, chama atenção pela sua performance tanto no katá, quanto no kumitê. Vejo nela um futuro muito promissor e com grandes chances de se classificar para o Sul-Americano”, revela o treinador.
As outras duas atletas que estarão na Capital Paulista são: Isabela Rainho, de 14 anos, que participará no katá e kumite e Sandriele Cristina Neris, de 16 anos, que competirá apenas no kumitê. Franco informa que somente o campeão de cada categoria irá integrar a seleção brasileira em Fortaleza. “Já tivemos outra seletiva, que definiu a classificação de outros atletas, por isso, essa será a última chance antes do Sul-America, e só o campeão estará com a vaga garantida”, contou o treinador da Semepp.
Quem também tentará a vaga para a Seleção Brasileira é a atleta experiente Valéria Kumizaki, campeão mundial e medalha de prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Ela já defendeu as cores da seleção brasileira por 10 anos, e pensa em voltar. “A Valéria é um exemplo pra todos nós, e principalmente para essas atletas que estão começando a carreira. Com suas conquistas, acaba servindo de espelho e estimulo para os karatécas”, finalizou Franco. (Colaboração Marcos Chicalé). Os karatécas da Semepp têm o apoio do Colégio Criarte, Projeto Aquarela e a vereadora Elza Alves Pereira.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Equipe de karatê conquista 73 medalhas na Etapa Classificatória do Campeonato Paulista
Terça-feira, 26 de Março de 2013
A equipe de karatê da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) participou no último sábado, da Etapa Classificatória do Campeonato Paulista de Karatê. O evento foi disputado no Ginásio Municipal de Esportes – “Watal Ishibashi”, no Jardim Aviação. Os comandados do técnico Renato Franco mais uma vez tiveram uma excelente participação e conquistaram 73 medalhas, sendo 40 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.
Destaque para Maria Eduarda Rodrigues, de 8 anos, que foi campeã na apresentação do katá e no kumitê. Ela que foi revelada no Projeto Cidadescola. Quem também foi muito bem foi a atleta Brenda Eduarda Sá, de 12 anos, ao vencer o kata e o kumite e ficar com duas medalhas de ouro. Ela que é apoiada pelo Projeto Aquarela, da Secretaria de Assistência Social.
O técnico Renato Franco ficou feliz com o desempenho dos seus atletas. “Quero parabenizar os atletas pela excelente participação. Foram mais de 70 medalhas, com destaque para a Maria Eduarda, que vem melhorando sua performance a cada competição”, contou o técnico. (Colaboração Marcos Chicalé).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário