terça-feira, 26 de março de 2013

                                                                                         

Oss!

Muito prazer, meu nome é Renato Franco e sou a quem você pode chamar de "samurai moderno".
Samurai, em japonês, significa "servir", e esta tem sido a minha devoção acerca do karate-do, arte marcial para a qual escolhi dedicar a minha vida e atividade profissional.
Sou nascido, criado e educado em Presidente Prudente/SP, cidade da qual tenho imenso orgulho. Atualmente sou faixa preta 4º dan (grau) de karate-do Shotokan, que é o estilo mais praticado e popular do mundo. Ainda criança, comecei a treinar este envolvente Budo (arte marcial japonesa) com Luís Otávio Lacombe Sensei, que por muitos anos foi técnico da Seleção Brasileira de karate, e que por sua vez aprendeu o mais puro Shotokan da linhagemNihon Karate Kyokai (Associação Japonesa de Karate) com os Mestres Antônio Flávio Testa (DF) e Sadamu Uriu (Japão).
Luís Otávio Lacombe Sensei

Ao longo de minha jornada como praticante, obtive relativo sucesso como atleta em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Como técnico, em 2005 pude ver minha aluna Valéria Kumizaki sagrar-se Campeã Mundial no Chipre, e em 2011, minha jovem aluna Izabela Rainho brilhou com os títulos de Campeã Brasileira, Campeã Sul-Americana e Campeã Pan-Americana, todos conquistados no mesmo ano, apenas para citar os resultados mais expressivos. Sem falsa modéstia, frutos de árduo trabalho, como bem diz a bandeira de Presidente Prudente: o trabalho, a tudo vence!

Vivo e respiro karate-do diariamente nos projetos sociais e clubes em que ministro aulas. Além disso, também coordeno a equipe de karate  nos Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo, nos quais procuro honrar o nome de minha querida cidade.


Anualmente, organizo no mês de setembro a Copa Prudente de Karate, evento interestadual para a promoção de nossa arte marcial. Está aí uma ótima oportunidade para nos conhecermos pessoalmente!

Samurai Anônimo – Século XV

"Não tenho país: Fiz do céu e da terra o meu país.
Não tenho lar: Fiz da percepção o meu lar.
Não tenho vida ou morte: Fiz do fluir e refluir, da respiração a minha vida e a minha morte.
Não tenho poder divino: Fiz da honestidade o meu poder divino.
Não tenho recursos: Fiz da compreensão os meus recursos.
Não tenho segredos mágicos: Fiz do caráter o meu segredo mágico.
Não tenho corpo: Fiz da resistência o meu corpo.
Não tenho olhos: Fiz do relâmpago os meus olhos.
Não tenho ouvidos: Fiz da sensibilidade os meus ouvidos.
Não tenho membros: Fiz da diligência os meus membros.
Não tenho estratégia: Fiz da mente aberta a minha estratégia.
Não tenho perspectivas: Fiz de “agarrar a oportunidade por um fio” as minhas perspectivas.
Não tenho milagres: Fiz da ação correta os meus milagres.
Não tenho princípios: Fiz da adaptibilidade a todas as circunstâncias o meu princípio.
Não tenho táticas: Fiz do pouco e do muito as minhas táticas.
Não tenho talentos: Fiz da agilidade mental os meus talentos.
Não tenho amigos: Fiz da mente o meu amigo.
Não tenho inimigos: Fiz do descuido o meu inimigo.
Não tenho armadura: Fiz da benevolência e da imparcialidade a minha armadura.
Não tenho castelo: Fiz da mente imutável o meu castelo.
Não tenho espada: Fiz da ausência do ego a minha espada.

Abaixo, dados de seu trabalho,  professor e Mestre Renato Franco



Karatecas da Semepp participam de Seletiva Nacional de Karatê em São Paulo


Sexta-feira, 5 de Abril de 2013
Karatecas da Semepp participam de Seletiva Nacional de Karatê em São Paulo
Três karatécas da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) encaram neste final de semana sábado (6) e domingo (7), a Seletiva Nacional de Karatê. A competição será disputada no Ibirapuera, na cidade de São Paulo, e vale para classificação para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 27 a 30 de junho, na cidade de Fortaleza-CE. Brenda Eduarda Sá, de 12 anos, é o nome de maior destaque e com chances de passar pela seletiva. Ela participará do katá e kumite e é apontada pelo seu técnico Renato Franco, como um orgulho para a modalidade na cidade. “A Brenda é muito especial. Por onde ela compete, chama atenção pela sua performance tanto no katá, quanto no kumitê. Vejo nela um futuro muito promissor e com grandes chances de se classificar para o Sul-Americano”, revela o treinador.
As outras duas atletas que estarão na Capital Paulista são: Isabela Rainho, de 14 anos, que participará no katá e kumite e Sandriele Cristina Neris, de 16 anos, que competirá apenas no kumitê. Franco informa que somente o campeão de cada categoria irá integrar a seleção brasileira em Fortaleza. “Já tivemos outra seletiva, que definiu a classificação de outros atletas, por isso, essa será a última chance antes do Sul-America, e só o campeão estará com a vaga garantida”, contou o treinador da Semepp.
Quem também tentará a vaga para a Seleção Brasileira é a atleta experiente Valéria Kumizaki, campeão mundial e medalha de prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Ela já defendeu as cores da seleção brasileira por 10 anos, e pensa em voltar. “A Valéria é um exemplo pra todos nós, e principalmente para essas atletas que estão começando a carreira. Com suas conquistas, acaba servindo de espelho e estimulo para os karatécas”, finalizou Franco. (Colaboração Marcos Chicalé). Os karatécas da Semepp têm o apoio do Colégio Criarte, Projeto Aquarela e a vereadora Elza Alves Pereira.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação


Equipe de karatê conquista 73 medalhas na Etapa Classificatória do Campeonato Paulista

Terça-feira, 26 de Março de 2013
Equipe de karatê conquista 73 medalhas na Etapa Classificatória do Campeonato Paulista
A equipe de karatê da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) participou no último sábado, da Etapa Classificatória do Campeonato Paulista de Karatê. O evento foi disputado no Ginásio Municipal de Esportes – “Watal Ishibashi”, no Jardim Aviação. Os comandados do técnico Renato Franco mais uma vez tiveram uma excelente participação e conquistaram 73 medalhas, sendo 40 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.
Destaque para Maria Eduarda Rodrigues, de 8 anos, que foi campeã na apresentação do katá e no kumitê. Ela que foi revelada no Projeto Cidadescola. Quem também foi muito bem foi a atleta Brenda Eduarda Sá, de 12 anos, ao vencer o kata e o kumite e ficar com duas medalhas de ouro. Ela que é apoiada pelo Projeto Aquarela, da Secretaria de Assistência Social.
O técnico Renato Franco ficou feliz com o desempenho dos seus atletas. “Quero parabenizar os atletas pela excelente participação. Foram mais de 70 medalhas, com destaque para a Maria Eduarda, que vem melhorando sua performance a cada competição”, contou o técnico. (Colaboração Marcos Chicalé).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação






Nenhum comentário:

Postar um comentário